Páginas

Elias Rocha Gonçalves Júnior

Nasceu em 13 de Julho de 1995, no município de Campos dos Goytacazes. Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Mestrando em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Candido Mendes (UCAM).
Pesquisador no Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Desenvolvimento Municipal/Regional - ITEP/UENF/UNIFLU, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em parceria com o Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Atualmente, é Professor Instrutor I na Universidade Candido Mendes - Campos (UCAM), ministrando as disciplinas Metrologia Automotiva, Motores Ciclo Otto, Manutenção em sistemas de Suspensão e Manutenção em sistemas de Freios.
Tem experiência e pesquisas na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com ênfase em Energias Renováveis, Manutenção Industrial, Mineração de Dados, Planejamento Estratégico, Motores à Combustão, Educação Especial, Inovação Tecnológica e Gestão Sustentável.
É palestrante e membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Tomou posse na Academia Pedralva Letras e Artes no dia 1º de setembro de 2018.
É autor/coautor de quatro livros, sendo dois deles publicados por editora internacional, sendo estes:
  • “A Reforma no Ensino Médio: Conta, Fábula, Lenda ou Mito?”, publicado no ano de 2017 pela Editora Autografia, o qual aborda a evolução das políticas educacionais no Brasil desde o seu descobrimento até a atual Reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017), proposta pelo governo Temer.
  •  “Políticas Públicas da Educação Especial Brasil/Portugal”, publicado no ano de 2017 pela Editora Autografia, o que apresenta um paralelo entre as políticas públicas adotadas nestes dois países, Brasil e Portugal, além de observar lacunas que poderiam ser preenchidas por práticas educacionais simples, que, na maioria das vezes, seriam gratuitas e, no entanto, são de pouco conhecimento pelos gestores da Educação.
  • “Análise da Carcaça Intertravada de um Tubo Flexível sob Carregamentos: Importância, aplicações, propriedades e funções”, publicado no ano de 2018 pela Editora Novas Edições Acadêmicas. Neste trabalho, foram desenvolvidas análises da carcaça de um tubo flexível de 4 polegadas sob carregamentos externos de tração utilizando o método de elementos finitos. Através do monitoramento dos carregamentos de tração, pode-se assim determinar suas propriedades mecânicas, a fim de minimizar a possibilidade de ocorrência de falhas, aumentar a vida útil e otimizar a confiabilidade operacional. A contextualização e a análise realizada buscam auxiliar na clarificação das possibilidades de aplicação dos tubos flexíveis, suas propriedades, funções e desenvolvimento tecnológico, portanto o livro mostra-se de grande serventia para profissionais da indústria Offshore, além de estudantes de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Materiais.
  • “Análise de processos de avaliação da aprendizagem: Metodologia de inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas públicas e privadas”, publicado no ano de 2018 pela Editora Novas Edições Acadêmicas, o qual busca definir os princípios da Educação Inclusiva a partir da legislação vigente e da observação de situações do cotidiano escolar. Utilizando uma metodologia baseada na pesquisa-ação, foi possível estudar-se a dinâmica dos problemas, do processo decisório, dos conflitos e da elucidação da consciência dos atores envolvidos no processo educacional na idade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Assim, uma escola inclusiva representa a possibilidade de um complexo trabalho de desconstrução da cultura excludente do ambiente escolar, para, em seu lugar, adotar-se práticas de colaboração, nas quais a diversidade seja o tônus de toda aprendizagem e cada indivíduo sinta-se parte ativa do processo.