Vitória Rangel França

        Vitória Rangel França, natural de Campos dos Goytacazes/RJ, nascida em 29/12/1938, filha de Antônio Rangel dos Santos (barbeiro) e Otília Ribeiro dos Santos (costureira). Cursou o ginásio no Liceu de Humanidades de Campos, de onde saiu para trabalhar no comércio durante dez anos, durante os quais fez cursos noturnos para concursos públicos. Em 1958, passou no concurso para trabalhar na CTB (atual Oi), onde trabalhou por 28 anos.
        Em 2003, ingressou na UNITI (Universidade para a terceira idade), na UFF Campos. Em 2009, foi eleita presidente do grupo e reeleita até 2015.
        Recebeu troféus de 1° ligar em talentos da terceira idade em concursos promovidos pela Prefeitura de Campos. Recebeu o 3º lugar nos Jogos Florais de nível nacional no ano de 2017, cujo tema foi Goiabada.
        Frequentou o café literário comandado pelo poeta Antônio Roberto Fernandes, que admirava seus trabalhos literários, o que o motivou a indicá-la para a Academia Pedralva Letras e Artes, tendo sido empossada em 2006.
        Em 2008, entrou para a diretoria da Academia, substituindo o acadêmico Geraldo Ferreira na tesouraria da instituição. Tornou-se Tesoureira eleita a partir da segunda gestão do acadêmico José Gurgel na presidência da casa. Em meados de 2017, pediu afastamento da tesouraria para a gestão seguinte, sendo eleita tesoureira adjunta para o biênio 2018-2019 a fim de assessorar a nova tesoureira, Neiva Fernandes.
        Escreve poemas, contos e sua paixão sempre foi o teatro.
        Escreveu um livro artesanal e poemas e pensamentos cujo título é “Retalhos de uma vida”.
        É membro da União Brasileira de Trovadores (seção Campos/RJ), instituição na qual foi eleita vice-presidente de finanças para a gestão da presidente Talita Batista.