Roberto Pinheiro Acruche


     Roberto Pinheiro Acruche, filho de Daud Salomão Acruche e D. Melinda Pinheiro Acruche, nasceu na localidade de São Francisco de Paula, hoje cidade de São Francisco de Itabapoana, no dia 21 de julho de 1944.
De uma família de dezenove irmãos, foi o que manifestou inspiração para as questões comunitárias, políticas, esportivas e culturais do município e nas quais sempre teve participação efetiva e constante, desde sua juventude; tanto que, com apenas 25 anos de idade, isso em 1969; foi decisiva e marcante sua participação nos dois maiores empreendimentos realizados no Município, ou sejam: a implantação da Cooperativa Mista de Pescadores de Guaxindiba e da Cooperativa de Eletrificação Rural Sanjoanense Ltda. Que além de abrir um número considerável de empregos diretos e indiretos, foi fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico da região.
Ainda, muito menino, com apenas quatro anos de idade, vendo os irmãos mais velhos ir e vir da escola insistia com a mãe para que o matriculasse, e a insistência foi tanta, que a mesma procurou a professora local, que diante dos apelos acabou por aceitá-lo.
Assim, mesmo antes de completar cinco anos, foi alfabetizado, e lia fluentemente a Cartilha da Infância.
Era sempre elogiado pelos professores, pelo comportamento, pela sua dedicação, pelo capricho da caligrafia e pelas dissertações, bastante criativas.
Aos dez anos de idade, foi internado no Colégio Batista Fluminense, para continuar os estudos, onde fez o curso de admissão ao ginásio e daí prosseguindo; já que em São Francisco, a escola só oferecia cursos da 1ª a 3ª série primária, hoje do curso fundamental.
Começou a trabalhar na adolescência, com treze anos de idade; após ajudar o pai no comércio, conseguiu o seu primeiro emprego e aos 17 anos foi emancipado, estabelecendo seus direitos civis, começando aí sua carreira profissional: Atuando como corretor de seguros; contabilista; administrador de empresas; consultor administrativo; diretor de empresas; auditor, comerciante; exercendo brilhantemente cada uma dessas funções.
Possui ainda, dezenas de certificados e diplomas de cursos de aprimoramento e capacitação profissional, que deixo de enumerá-los, pela simples razão, de não tornar esta apresentação ainda mais extensa.
Havendo optado a participar mais diretamente da atividade pública, tendo antes uma feliz experiência em 1974, quando foi Secretário de Turismo de São João Barra e por muitos anos reconhecido como um dos melhores a ocupar a pasta; em 1986 foi nomeado pelo Prefeito João Francisco de Almeida como seu Assessor de Gabinete e desde então exerceu importantes cargos como Secretário de Governo e Secretário de Administração da Região Norte de São João da Barra, que compreendia, toda área do 20, 30 e 4º Distritos do Município, antigo Sertão Sanjoanense, com mais de 1.100km2, função que exerceu até a emancipação.
Hoje, continuando a função de Servidor Público Municipal, após exercê-la em São João da Barra, onde foi secretário de turismo, assessor especial do prefeito, secretário de governo e secretário de administração da Região Norte, nos governos dos prefeitos: Ernesto Barreto Ribeiro, João Francisco de Almeida, Genecy Mendonça e Ranulfo Vidigal.
Está em São Francisco de Itabapoana:
No âmbito da comunidade: foi sempre, um defensor intransigente dos anseios da população e teve participação efetiva em várias e importantes conquistas da municipalidade.
Foi presidente de Associação de Moradores e Amigos de Guaxindiba;
Foi Presidente da Federação Sanjoanense das Associações de Moradores e Produtores;
Foi Presidente do Praia Clube Guaxindiba; tendo-o, transformado em um dos maiores e mais importante clube social da região;
Foi sócio fundador, diretor de diversas pastas e Presidente do Lyons Clube São João da Barra São Francisco de Paula;
Foi sócio fundador e além de' outras funções presidiu o Rotary Clube de São João da Barra;
Foi o 1º Diretor Social e fundador do Santos Futebol Clube de Atafona;
Com seu elevado. espírito público e participativo: Apoiou e contribuiu com recursos próprios e de maneira decisiva os clubes e atividades esportivas, as festas religiosas, escolares e comunitárias, os eventos culturais, entre outros movimentos.
Com recursos próprios construiu a Praça da Igreja de Guaxindiba;
-Construiu duas salas de aulas na Escola Dirceu Dias da Silva em Guaxindiba;
-Instalou a primeira Creche de São Francisco de Paula;
Ajudou a reforma e construção de Igrejas, Campo de Futebol, instalou o primeiro gabinete dentário público da região (Barra do Itabapoana), e graças a sua atuação resolveu o crônico problema da energia elétrica em Barra do Itabapoana, entre outros benefícios no território do atual município sanfranciscano.
Foi pioneiro em apresentar um programa de rádio especialmente dedicado ao município de São João da Barra, denominado “São 'João da Barra em Foco” divulgando-o, reivindicando e promovendo-o. O que fez durante anos consecutivos.
Recebeu, da Câmara Municipal de São João da Barra várias Moções de Aplausos; pelos Inúmeros e Importantes serviços prestados ao Município Recebeu, da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana; várias Moções de por importantes aplausos e Parabenização, serviços e participações em favor do Mumicípio de São Francisco. Recebeu da Câmara Municipal Francisco de Itabapoana, a mais alta comenda do Município: A Comenda do Mérito de São Francisco de Itabapoana, (pelos grandes serviços prestados ao município).
Recebeu da Associação de Moradores de Barra do Itabapoana a diploma de Amigo da Comunidade. Recebeu vários diplomas, dos órgãos de imprensa e outras instituições titulando-o como:
Destaque do Ano;
Comerciante do Ano; Melhor Presidente de Clube de Praia.
Melhor Presidente de Clube de Serviço;
Cooperativista do Ano, entre outros.
Na vida pública: foi candidato a prefeito em 1976 em São João da Barra, numa 3° legenda, para compor a chapa partidária e acabou obtendo expressiva votação; surpreendendo a todos, já que até então nunca havia se manifestado partidariamente; em consequência foi na eleição seguinte candidato a Deputado Estadual, em 1982 sendo sufragado com uma das maiores votações registrada no município para o referido cargo;
Foi fundador; Presidiu e integrou o Diretório Municipal de Partido;
Coordenou vitoriosamente várias campanhas eleitorais.
É uma liderança, sempre presente e aclamada nas participações públicas.
Redigiu inúmeros e importantes anteprojetos de leis, que foram transformados em Leis Municipais.
Representou o 'Município em inúmeras conferências, (entre elas a 1ª e 2ª conferência das cidades do Estado do Rio de Janeiro e em Brasília na 1ª conferência nacional das cidades); e ainda, de diversos congressos, seminários e encontros, de níveis: Municipal, nacional e federal.
Representa o Município no Consórcio de Municípios da Bacia do Itabapoana.
Teve participação fundamental na fundação e organização da Colônia de Pescadores de São Francisco de Itabapoana 21, com sede estabelecida em Gargaú, o que proporcionou a unificação e fortalecimento da classe de pescadores do município, o que lhes proporcionou o cadastro profissional a nível nacional e inclusive nos programas sociais existentes no País.
Presidiu a Comissão Técnica e o Grupo Gestor que elaborou o Plano Diretor do Município de São Francisco de Itabapoana. Trabalho árduo, difícil, altamente complexo, que exigiu “ainda, muita habilidade e liderança, definindo diretrizes para o desenvolvimento municipal em seus diversos seguimentos econômicos, sociais entre tantos outros.
Como Historiador e Escritor: Escreveu o Livro:
Apontamentos para a História de São Francisco de Itabapoana (Edição Esgotada) onde ressalta e identifica datas, personalidades e acontecimentos históricos do Município.
Escreveu o Livro: Minha Terra Também faz parte da História do Brasil.
Na verdade, como se manifestaram os prefaciadores e apresentadores destas duas importantes obras para a história não somente de São Francisco, mas para a toda região, Roberto Acruche, não só escreveu, mas fez parte desta história. Tanto que em um trecho assim prefaciou: “...Mas Roberto Pinheiro Acruche é assim mesmo: um homem apaixonado por sua terra, preocupado em preservar sua história e incansável na luta pelo desenvolvimento de nossa região. Tanto é assim que, no capítulo da história mais recente, mais uma vez o leitor vai perceber que o autor vivenciou grande parte dos fatos marcantes revelados no livro... A obra revela ainda uma veia poética do autor. Em seus versos, prosas e poesias, e deixa transparecer toda sua sensibilidade...”
Participou da edição do Livro (antologia) “ A Verve de Sete Poetas e Escritores de Campos-RJ em 2006.
Participou da edição do Livro (antologia) “ A Verve de Sete Poetas e Escritores de Campos-RJ em 2007.
Participou da 4° Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes quando, além de lançar o Livro “A Minha Terra Também faz Parte da História do Brasil”, palestrou sobre os aspectos do Município de São Francisco de Itabapoana RJ Coordenou a realização do I Café Literário de São Francisco no dia 22 de novembro de 2006.
Foi premiado recebendo o diploma de Menção Honrosa no 10 Concurso Nacional de Trovas promovido pela Academia de Letras e Artes de Cambuci e União Brasileira de Trovadores.
Teve Trova Vencedora no Concurso de âmbito nacional nos II Jogos Florais de Cambuci, promovido pela Academia de Letras e Artes de Cambuci.
Foi premiado Menção Especial no Concurso de Trovas promovido pela Casa do Mestre, Magé-RJ.
Foi premiado Monção Especial no Concurso de. Poemas realizado pela Casa do Mestre Magé-RJ.
Foi premiado 3° Colocado no Concurso de Crônicas promovido pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama, em comemoração ao seu centenário.
Recebeu Troféu e Diploma do Congresso Cultura Latina seção Brasil como autor do melhor livro de prosa no ano de 2006.
Teve seu Poema, denominado “São João da Barra”, publicado na coluna assinada pelo poeta Antônio Roberto Fernandes no Jornal O Dário.
É Delegado da UBT União Brasileira de Trovadores em São Francisco de Itabapoana.
Coordenou a realização dos I Jogos Florais de São Francisco de Itabapoana.
Presidiu a Academia Pedralva Letras e Artes do ano de 2014 até o ano de 2017, tendo a gestão marcada por diversas inovações e uma participação ativa da Academia na vida cultural da cidade de Campos e da região.
Participou da Antologia de trovas "A Arte do Dizer - Campos e seus Trovadores Contemporâneos", publicada pela UBT Campos, em julho de 2018.
Através do SITE www.robertoacruche.com e outras páginas da internet tem exposto seu trabalho literário e ainda noticiado os acontecimentos relativos à cultura municipal e regional.
Através das Comunidades TROVAS E POMAS; SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA e outras tem feito ampla participação e divulgação literária.
Mas, do que mais se orgulha é de sua origem, de seus pais, da terra que nasceu e de seus filhos.
Sendo ele reconhecidamente um Pai responsável e muito querido pelos filhos.
No dia 22 de outubro de 2018, tomou posse como membro efetivo da Academia Campista de Letras, instituição na qual ocupa a Cadeira 24.
Esse é um pequeno capítulo da história de Roberto Pinheiro Acruche.