Thiers Cardoso (patrono)


        Thiers Cardoso nasceu em Campos dos Goytacazes/RJ no dia 05 de março de 1880. Foi advogado, jornalista, poeta e político brasileiro e autor da canção patriótico-militar “Marcha de Guerra do Brasil”.
        Foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro no início de 1924 e exerceu o mandato de 3 de maio do mesmo ano a 31 de dezembro de 1926. Reeleito no ano seguinte, voltou a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados de 3 de maio de 1927 a 31 de dezembro de 1929. Mais uma vez reeleito em 1930, tomou posse em 3 de maio, mas teve o mandato interrompido em 23 de outubro, com a vitória da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder e extinguiu os órgãos legislativos do país.
        Em 1915, como diretor da Escola de Aprendizes Artífices de Campos, organizou o evento cívico a partir do qual se construiu a ideia de criar uma liga local contra o analfabetismo filiada à Liga Brasileira Contra o Analfabetismo.
        Faleceu no ano de 1962.
        Em sua homenagem, uma escola de Campos (RJ) foi batizada com o nome de Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso, bem como figura no quadro de patronos da Academia Pedralva Letras e Artes, sendo homenageado na Cadeira nº. 39.