Ignácio Gonçalves de Azevedo


No dia 26 de fevereiro de 1922, na acolhedora praia de Grussaí, São João da Barra/RJ, um pedacinho do céu, beijado pelo mar, nascia Ignácio Gonçalves de Azevedo fruto do amor conjugal entre seus queridos pais, o lavrador Luiz Gonçalves de Azevedo e sua esposa de prendas domésticas, Rita Rangel de Azevedo. Ignácio é parte da fraternidade de mais seis irmãos.
Ignácio Gonçalves de Azevedo aprendeu as primeiras letras na Escola Estadual de Grussaí, sua terra, menino adolescente, mudou-se com seus pais para Campos dos Goytacazes, lá pela década dos anos Trinta, indo trabalhar na Usina São João e, depois, na Usina do Queimado, sempre na lavoura. Mas o sol abrasador que lhe desidratava o corpo, nem o cansaço e nem os ferimentos provocados por insetos ou pelas afiadas folhas de cana de açúcar, lhe tiraram o ânimo e o firme propósito de estudar e ser alguém na vida. Aos 28 anos de idade concluiu o Curso Básico Elementar, conferido pela Secretaria Geral de Cultura do Rio de Janeiro; ingressou na Escola Técnica Rui Barbosa recebendo em 1956 o diploma de Técnico em Contabilidade.
Em 1944, foi convocado para a Segunda Guerra Mundial, sendo um dos pracinhas-expedicionários.
Foi membro da União Brasileira dos Trovadores (UBT), participando de diversos concursos e festivais.
Recebeu, em 1978, o título da Ordem do Mérito Francisco Ferreira Paixão, conferido pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil.
Em 1984, recebeu, da Câmara dos Vereadores de Campos-RJ, o título de cidadão campista, por seus serviços prestados à Terra Goytacá.
Recebeu o título da Ordem do Mérito Nilo Peçanha - Lei 4.304 de outubro de 1984.
Em 31 de janeiro de 1950, casou-se com a jovem Cecília Ribeiro de Azevedo, nascendo daquele amor vivido durante 40 anos os filhos Eloísa, Eloísío e Inaélcio. No dia 9 de dezembro de 1990, sua querida Cecília Ribeiro de Azevedo, partiu.
Depois de algum tempo, Ignácio Gonçalves de Azevedo casou-se novamente, agora com a professora Neide Maria Dias de Azevedo.
Ignácio faleceu em dezembro de 2014.