Joaquim Laranjeira (patrono)


        O Jornalista e Escritor Joaquim Laranjeira, nasceu na cidade de Santa Maria Madalena/RJ, na Rua Coronel Souza Lima, antiga Travessa Abreu Porto nº 01, em 07 de agosto de 1897. Era filho de Pedro Pereira Baptista, então comerciante da cidade, e Dona Gertrudes Laranjeira Baptista.
        Pedro e Gertrudes casaram-se em 08 de dezembro de 1896, e tiveram os seguintes filhos: Joaquim Laranjeira, Manoel Laranjeira (25/12/1898 - †18/10/1952), João Laranjeira (_/_/1899 - †17/10/1979) e Ana Laranjeira (conhecida como Anita).
        Joaquim Laranjeira estudou no Colégio Público regido pelo Professor Mariano de Oliveira e no Colégio Americano Fluminense, da Professora Hermínia Mendes Coutinho. Com apenas 10 anos de idade, já era editor de jornal, no início do século escrevia à mão o Jornal “A SEMANA”, que foi fundado em 03 de outubro de 1918 e editado pelo Jornalista Joaquim Laranjeira, até 17 de novembro de 1949, vindo ele a falecer aos 52 anos de idade em 22 de novembro de 1949.
        Era o começo da carreira do menino que cresceu dedicando toda a sua vida ao jornalismo e tornou-se o maior e mais importante escritor e jornalista de Santa Maria Madalena de todos os tempos. Durante décadas, colaborou com vários órgãos de imprensa do Município e do Estado do Rio de Janeiro. Em Madalena, fundou e dirigiu jornais críticos como “O TAGARELA” e a “CORUJA”, e revistas literárias como “MADALENA”, “PORVIR” e “A SEMANA”.
        Casou-se com a Senhora Maria de Lourdes Souza Lima (*04/05/__ - †23/06/1972), filha do Coronel José Souza Lima e Dona Luíza Gomes de Souza Lima.
        Joaquim e Maria de Lourdes tiveram 14 filhos: Gérson, Edazima, Zilma, Ilza, Eny, Celma, Maria de Lourdes, Joaquim Laranjeira, Pedro Luiz, René, Silton, Joaquim José, Evy e Gersy.
        Joaquim Laranjeira não ficou limitado à imprensa e, como figura expoente da cultura madalenense, editou várias obras literárias, todas recebidas elogiosamente pela crítica, entre as quais, destacam-se:
        1931 - “A PEQUENA HISTÓRIA” (episódios históricos do município);
        1932 - “POEIRA DE ARQUIVO” (fatos da história do Brasil);
        1933 - “A CABEÇA DE SULTANA” poema (tradução);
        1933 - “CANASTRA DE MASCATE” (apontamentos históricos do município);
        1933 - “BENTO GURGEL” (romance histórico);
        1934 - “FLORIANO PEIXOTO” (biografia romanceada);
        1937 - “CAXIAS O DUQUE DE FERRO” (romance histórico);
        1937 - “O BEQUIMÃO” (romance histórico);
        1938 - “CONSPIRAÇÃO DOS BÚZIOS” (romance histórico);
        1939 - “UMA LUZ NAS TREVAS Drama (tradução), e ainda
        A NOIVA DO PATRIARCA (Romance histórico);
        A NETA DO PATRIARCA (romance histórico) e
        O TESOURO DOS JESUÍTAS  (romance histórico), além de ter traduzido algumas obras de escritores franceses.
        Para marcar a passagem do centenário de nascimento de tão ilustre madalenense, através de Lei Municipal foi criada a “Semana Joaquim Laranjeira”, cujo evento foi comemorado no período de 17 a 23 de novembro de 1997. Solenidades na Câmara Municipal de Santa Maria Madalena e na Casa da Cultura Professor Francisco Portugal Neves, com exposição sobre a vida e obras do autor, concurso de redação, palestras e missa.
        Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao povo e à cultura madalenense, a principal Rua do Bairro Jardim Nova Madalena recebeu o seu nome, e na galeria de honra Câmara Municipal, houve a entronização do seu quadro fotográfico.
        Considerando seus feitos pelas letras de sua cidade e da região, Joaquim Laranjeira tem seu nome imortalizado na Cadeira nº. 10 da Academia Pedralva Letras e Artes, sendo um dos quarenta Patronos da Casa.

*A Academia Pedralva agradece o apoio do madalenense Nestor Lopes, que remeteu à Academia a biografia constante nesta página.